O Senhor Deus nosso Pai nos criou para sermos Seus filhos.
Infelizmente o pecado nos separou de nosso Pai.
No entanto, nosso Pai ainda nos amou e enviou Jesus (Yeshua Mashiach) para nos trazer de volta a Si mesmo.
Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”.
Jesus é o único caminho porque Deus fez Jesus, que nunca pecou, se tornar um “pecador” (com nosso pecado) para nos fazer justos.
Uma toalha limpa pode limpar uma coisa suja. A sujeira é retirada do objeto e transferida para a toalha.
O sangue de Jesus é a toalha que remove nossa mancha de pecado e nos deixa limpos.
A punição pelo pecado é sempre a morte; morte eterna.
Então, por causa do grande amor de Deus por nós, Jesus morreu por nós para nos dar vida; vida eterna.
No entanto, Jesus nunca pecou.
Assim, Deus ressuscitou Jesus dos mortos (como previram os profetas hebreus, séculos antes), provando que Jesus nunca pecou e está qualificado para ser seu Salvador para sempre.
Portanto, arrependa-se e volte-se para Deus, para que seus pecados sejam apagados e para que os tempos de refrigério venham da presença do Senhor. Todo aquele que crê em Jesus recebe o perdão dos pecados.
Jesus é o caminho para você experimentar uma nova vida começando agora: uma vida com origem no Espírito de Deus, que é sua própria natureza.
Ore ao seu Pai celestial e peça a ele para te salvar.
Receba Jesus, Seu Filho, agora como seu Salvador e Senhor, para que os tempos prometidos de refrigério cheguem a você.
Não espere. Não tenha medo.
"Justificados, pois, pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" (ARA) Romanos 5:1
Próximos passos
Então você orou e recebeu Jesus como seu Salvador, seu Senhor. Você nunca vai se arrepender! Uma nova vida eterna em Jesus começou e está por vir! Se você ainda não recebeu Jesus, por favor, releia o texto acima. As próximas palavras são para aqueles que receberam Jesus. Se você gostaria de saber mais sobre Jesus primeiro, leia sobre Ele na Bíblia, particularmente no Novo Testamento.
Então, e agora?
(A ordem das coisas abaixo pode variar conforme suas experiências de vida. Não se preocupe. Siga em frente!)
Diga a alguém que você recebeu Jesus
É muito importante que você compartilhe sua decisão com alguém. É um passo importante porque é uma medida de quão valioso Jesus é para você. Considere as seguintes palavras.
Jesus:
Mateus capítulo 10, versículos 28-33. "Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Não se vendem dois pardais por um centavo? E nenhum deles cairá ao chão sem o seu Pai celestial. Mas os próprios cabelos de sua cabeça estão todos contados. Então, não temas, você é mais valioso do que muitos pardais. Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai que está nos céus, mas quem me negar diante dos homens, eu também o negarei diante de meu Pai que está nos céus”.
O Apóstolo João:
João capítulo 12, versículos 42-43. “No entanto, muitos dos principais creram nele [Jesus], mas por causa dos fariseus não o confessavam, por medo de serem expulsos da sinagoga; pois eles amavam a aprovação dos homens mais do que a aprovação de Deus”.
Siga Jesus
Nos dias em que Jesus estava cumprindo Seu tempo como Filho de Deus em carne e osso aqui na terra (no corpo que Seu Pai celestial deu a Ele), Ele costumava dizer às pessoas: “Sigam-me”. Para as pessoas que estavam fisicamente perto Dele, era óbvio o que isso significava: andar fisicamente com Jesus, como ovelhas seguindo um pastor.
Como aqueles que receberam Jesus como Salvador e Senhor, hoje nós também recebemos o mesmo convite de Jesus: “Siga-me”.
Então, como seguimos a Jesus agora que Ele ressuscitou e foi embora para estar com o Pai?
Jesus veio para nos dar vida, uma nova vida, um nascimento espiritual. Nossa nova vida com Jesus ao segui-Lo é uma caminhada espiritual. Claro, nós continuamos a viver em nossos corpos até que o Pai nos carregue para casa para estar com Ele (ao morrermos no dia determinado por Ele). Mas quando sinceramente recebemos Jesus, nosso espírito que habita em nosso corpo é vivificado. É só o começo. Para experimentar o crescimento espiritual, seguimos a Jesus das seguintes maneiras:
Comunhão com Deus
Oração:
A oração diária é um presente incrível, uma grande oportunidade em seu relacionamento com Deus. A Bíblia tem muito a dizer sobre oração. Deus deseja muito essa interação. O amor dele por você é imensurável, e Seu poder é ilimitado. Saiba que Deus nunca está ocupado demais para ouvir de você. A oração é simples comunhão com Deus, sobre grandes assuntos ou sobre os menores assuntos em sua vida. Não precisa usar linguagem formal. Fale com Deus como Pai, Amigo e Mestre. Você pode orar silenciosamente ou em voz alta, sozinho ou com outras pessoas, a qualquer hora, sobre qualquer coisa.
Depois que a humanidade foi separada de Deus devido ao pecado, grande parte da natureza dEle ficou obscura. Na porção da Antiga Aliança, na Bíblia, Deus prometeu muitas coisas. Entre as várias promessas dEle estava uma especial: que Deus enviaria um Salvador para restaurar a humanidade de volta à vida para Deus; um chamado Messias (Cristo, ou Mashiach/Ungido). Ele também falou que enviaria Seu Espírito Santo sobre toda a humanidade.
A partir dessas promessas da Antiga Aliança, podemos ver o cumprimento revelado na Nova Aliança da chamada Trindade: o Pai, o Filho, e o Espírito Santo (Deus, o Pai; o Ungido, Jesus, Filho de Deus; e o Espírito do Deus Vivo).
Muito se fala sobre os Três na Antiga Aliança e na Nova Aliança. Quanto à oração, somos convidados a orar com o Pai, Seu Filho Jesus, e Seu Espírito Santo. Ouça o que foi prometido:
1 João capítulo 1, versículos 1-3. “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nossos olhos, o que vimos e tocamos com nossas mãos, a respeito da Palavra da Vida – e a vida se manifestou, e nós vimos e testificamos e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada; o que vimos e ouvimos, também vos anunciamos, para que também vós tenhais comunhão conosco; e de fato nossa comunhão é com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo.
2 Coríntios capítulo 13, versículo 14. “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês”.
Louvor:
O louvor diário é outra parte de nossa comunhão com Deus. É verdade que agradecemos e elogiamos outras pessoas por vários motivos. Mas, em última análise, somente Deus é digno de todo louvor. Há um lugar elevado no louvor que é reservado somente a Deus.
Gratidão sobre gratidão a Deus—por tudo o que Ele fez e fará— encherão seu coração, seu espírito. Simplesmente louve: louve quando você estiver sozinho ou com outras pessoas, silenciosamente ou em voz alta. Louve a Deus!
Hebreus capítulo 13, versículo 15. “Por meio dele [Jesus], então, ofereçamos continuamente um sacrifício de louvor a Deus, isto é, o fruto de lábios que dão graças ao seu nome”.
Apocalipse capítulo 19, versículo 5. “E uma voz saiu do trono, dizendo: Louvai ao nosso Deus, todos os seus servos, vocês que o temem, pequenos e grandes”.
Leia a Palavra de Deus - A Bíblia
A leitura diária da Palavra é uma aventura essencial de sua nova vida em Deus. Deus comunicou Seu coração a Seus servos por meio de Seu Espírito ao longo de milênios. Esses indivíduos registraram Suas palavras. Isso é o que chamamos de “Escritura”.
2 Timóteo capítulo 3, versículo 16. “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”.
As Escrituras podem ser divididas em duas partes principais, a Antiga Aliança (Antigo Testamento) e a Nova Aliança (Novo Testamento). A Antiga Aliança fala das obras e decisões de Deus desde antes da criação, e aponta para a vinda do Ungido (Cristo/Mashiach/Messias) Jesus. A Nova Aliança fala dos eventos reais que cercam a vinda de Jesus—cujo nome em aramaico é Yeshua—e também aponta para eventos futuros, incluindo a conclusão do mistério de Deus e da humanidade.
Toda a Escritura merece sua atenção, seu tempo de leitura. Enquanto você está começando sua nova vida com Deus, pergunte a Ele onde você deve começar a ler. Quase sempre você deve começar lendo sobre a vinda do Salvador Jesus, na Nova Aliança. Um bom lugar para começar dentro da Nova Aliança seria um dos Evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas ou João. O livro dos Atos dos Apóstolos é outro livro para ler em breve.
Encontre uma boa tradução ou versão das Escrituras. Algumas boas traduções seriam a Nova Versão Transformadora (NVT), Nova Versão Internacional (NVI), e a Almeida Século 21 (A21). Evite traduções produzidas por seitas que dizem que você deve usar sua própria tradução, ou similarmente, traduções feitas por pessoas que dizem que há apenas uma tradução verdadeira.
É recomendado que você compre uma cópia impressa das Escrituras. Uma melhor conexão é feita com uma cópia impressa versus uma cópia eletrônica. Certamente uma cópia eletrônica também pode ser lida. Mas estudos mostraram, não apenas no que se refere à leitura das Escrituras, que a compreensão ao ler em um formato impresso é maior do que ao ler em um formato eletrônico.
Finalmente, em relação à Palavra, não desanime porque as coisas não necessariamente se conectam no início. Basta continuar lendo diariamente. O processo pode ser comparado a começar um quebra-cabeça. Se você olhar para uma peça do quebra-cabeça, poderá dizer: “Bem, isso não faz sentido”. Mas à medida que você junta as peças do quebra-cabeça, a imagem fica cada vez mais clara. É assim com as Escrituras também.
Comunhão com outros crentes
Você não é a primeira pessoa a seguir Jesus. Há muitos outros que o precederam desde o ministério terreno de Jesus. Este grupo de pessoas, agora incluindo você, é chamado de Igreja ou Corpo de Cristo. Em sua essência, a Igreja é uma família espiritual de companheiros que seguem a Jesus.
O termo Igreja significa literalmente uma “reunião” ou “reunir”. O termo Igreja também é usado para significar uma estrutura ou área na qual os seguidores de Jesus se reúnem. Alguém pode dizer: “Eu vou à igreja hoje”. Mas é importante lembrar que a verdadeira Igreja é a união de pessoas, de seguidores de Jesus, vivos ou falecidos.
À medida que nos reunimos, temos comunhão, ou interação, uns com os outros. Esta comunhão é muito importante para o seu crescimento espiritual. O mundo (aqueles que não são salvos ou seguem a Jesus) não vai te encorajar. Alguns podem até tentar atrapalhar seu relacionamento com Jesus. Mas não desista.
João capítulo 15, versículo 18. “Se o mundo te odeia, você sabe que me odiou antes de odiar você”.
Passar tempo um com o outro ajudará a fortalecê-lo. Existe uma filosofia de “vá sozinho” hoje entre algumas pessoas que é prejudicial: ela diz: “Bem, eu posso me conectar com Deus onde eu quiser. Não preciso ir à igreja”. Esse pensamento é enganoso e danoso ao bem-estar dos crentes—o seu bem-estar. Preste atenção nisto:
Hebreus capítulo 10, versículos 24-25. “Consideremos como estimular-nos mutuamente ao amor e às boas obras, não deixando de congregar-nos, como é costume de alguns, mas encorajando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima.”
Encontre uma igreja de ensino bíblico que acredite no ministério atual do Espírito Santo, o Espírito de Deus. Pergunte ao seu Pai celestial onde Ele quer que você se reúna com outros crentes. Busque-o. E vá para a igreja para onde Ele o conduz.
Batismo no Espírito Santo
Seu Pai celestial deseja que você receba o Espírito Santo, que é o Seu Espírito. Não cometa erros. Receber o Espírito Santo é um dom. O Espírito de Deus não é dado a você como algo merecido. Quando você recebeu Jesus, seu espírito foi lavado pelo sangue de Jesus. Você não trabalhou para conquistar o perdão que lava seu espírito. Receber o Espírito Santo não é algo que se compra ou conquista. Com esse perdão imerecido o Espírito Santo pode vir e habitar dentro de você. Se você ainda não recebeu o Espírito Santo, leia o seguinte que Jesus disse:
Lucas capítulo 11, versículos 11-13. “Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!”
Batismo na água
Se olharmos para o estado da humanidade com olhos sinceros, não tardaremos a ver que há um problema fundamental na natureza das pessoas. O ódio contra Deus, contra Suas opiniões, abrocham muito cedo. Mentir, roubar, odiar, prejudicar, desrespeitar, ignorar a Deus, entre tantos outros traços são facilmente encontrados. Por quê?
Essa tendência é conhecida como “natureza pecaminosa”. Isso não significa que todo mundo é ruim: significa que ninguém é completamente bom. Quando Jesus [o Messias, Cristo, Ungido] veio, Ele quebrou essa norma de imperfeição e viveu uma vida perfeita. Ele nasceu sem uma natureza pecaminosa. Ele nasceu do Pai através do ventre virgem de Maria. E Ele venceu a morte para sempre, especificamente para aqueles que se refugiam Nele.
A vida oferecida a nós por Deus agora inclui a libertação da natureza pecaminosa por meio de Jesus. Parte da aplicação desta liberdade vem através do batismo nas águas.
Romanos capítulo 6, versículos 1-4. “Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente? De maneira nenhuma! Nós, os que morremos para o pecado, como podemos continuar vivendo nele? Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova.”
2 Coríntios capítulo 5, versículo 17. “Portanto, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas passaram; eis que surgiram coisas novas”.
Colossenses capítulo 2, versículo 8-12. “Pois nele [Jesus] habita corporalmente toda a plenitude da Divindade, e nele [Jesus] vocês foram feitos completos, e Ele [Jesus] é o cabeça de todo governo e autoridade; e nele [Jesus] também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos, na remoção do corpo da carne pela circuncisão de Cristo; tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também com ele fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.”
Através de Jesus, sua escravidão à natureza pecaminos é destruída: o corpo da carne, que é inerente a toda a humanidade. O batismo nas águas faz parte desse processo.
Em relação às especificidades do batismo nas águas, há uma diferença de opinião sobre como o batismo nas águas deve ser realizado, se por imersão ou por aspersão. As Escrituras apontam quase exclusivamente para a imersão em oposição à aspersão como o método pelo qual as pessoas foram batizadas.